A importância de aproveitar os benefícios do marketing digital em tempos de pandemia

Estamos vivendo tempos difíceis para todos os empreendimentos e comércios. Há menos movimentos nas ruas, as portas se fecham e a demanda tem diminuído. Isso tem criado um cenário em que é importantíssimo se readaptar.

Nesse momento em que as pessoas estão passando muito mais tempo na frente das telas e quase tempo nenhum nas ruas, é extremamente importante que toda empresa se atente aos benefícios trazidos pelo marketing digital.

O marketing digital tem, agora, atingido mais fortemente a todos os consumidores que, isolados em suas casas, passam boa parte do tempo utilizando computadores, celulares e smart-tvs.

Os benefícios de realizar um marketing virtual sem oportunismo

Apesar de ser um momento oportuno para a utilização massiva dos benefícios do marketing virtual, é de fundamental importância que a mensagem passada não demonstre uma atitude oportunista da parte da empresa. Vejamos os porquês:

1 – Um explícito oportunismo pode ter efeito contrário do esperado

Uma atitude demasiadamente oportunista pode causar uma péssima impressão no público, que por conta disso passará a desconfiar da empresa. Um exemplo disso é utilizar consequências do coronavírus para autopromoção, ou geração de lucros, como superfaturar serviços essenciais.

2 – Demonstração de respeito em relação à situação

Evitar a postura oportunista traz o benefício de demonstrar que a postura permanece ética, mesmo num momento difícil. Uma virtude que cria confiança e admiração da parte do cliente.

3 – Mostrar que sua empresa é importante nesse momento

Uma propaganda bem executada nesse momento é aquela que mostra o quanto a empresa continua sendo importante mesmo num momento no qual nossas necessidades se transformaram e se tornaram mais básicas. Ressaltar medidas que foram tomadas em decorrência da pandemia e o cuidado com funcionários e clientes é uma forma de marketing sem oportunismo.

A empresa que mantém sua importância nesse momento certamente é valorizada sempre, e uma propaganda que explore bem isso garantirá o máximo aproveitamento dos benefícios do marketing virtual sem oportunismo.

A necessidade de criar estratégias para a continuidade do negócio no momento pós-quarentena

Nesse momento, além de explorar ao máximo as possibilidades restritas pela exigência da quarentena, é de fundamental importância também criar um plano para o momento pós-quarentena.

Com um plano de marketing pronto e preparado, seu negócio facilmente se destacará quando a normalidade retornar.

Analise o comportamento do público alvo para ter os devidos cuidados com os temas abordados nesse período

Fazer uma pesquisa de como o negócio tem se comportado nesse momento, quais são suas aspirações, posições, e quais são seus medos e inseguranças é também um fator de extrema importância na criação de uma estratégia de marketing.

Esta pesquisa permitirá que sua empresa obtenha integralmente os benefícios do marketing virtual, esquivando-se de eventuais efeitos negativos neste momento, no qual qualquer assunto pode ser delicado e pode gerar reações inesperadas.

A importância da empatia nesse período

Se a empatia sempre foi uma qualidade de extrema importância nas nossas relações em geral, nesse momento ela se torna mais importante ainda: é ela que mantém vivos os laços e supre a necessidade afetiva que em todos está agravada agora.

As pessoas estão mais solitárias, mais sensíveis e, por isso, ficam mais tocadas agora com as boas atitudes dos outros e das empresas nas quais confiam. Nesse sentido, são duas as práticas que demonstram empatia por parte da empresa:

1 - Cuidado com os colaboradores

Utilizar o máximo de home office, e no caso dos trabalhos que continuam sendo feitos presencialmente, prover o máximo de segurança aos trabalhadores (como máscaras, ambientes higienizados e luvas) são atitudes que demonstram empatia da empresa.

2 - Cuidado com os procedimentos de vendas de seus produtos

Se presenciais, as pessoas que atendem nas vendas devem sempre usar máscara, o lugar deve ser bem arejado e ter controle em relação ao número de pessoas no mesmo ambiente.

São atitudes que beneficiam a todos e que são uma demonstração de empatia, pelo lado da empresa.

A importância do engajamento nas mídias sociais nesse período

Como já dissemos, as pessoas estão nesse momento gastando muitas horas do dia na frente das telas, e a maior parte desse tempo é passada nas redes sociais, nas quais as pessoas têm suprido suas necessidades de interação social.

Para extrair maximamente os benefícios do marketing digital, é indispensável que seu negócio tenha um bom engajamento nas redes sociais. Pois são nelas que sua marca será vista e lembrada agora e no momento pós-quarentena.