O que são leads?

Um lead é, em linhas gerais, uma pessoa que está próxima de se tornar um cliente de uma empresa, demonstrando, dando sinais de ser uma potencial cliente.

Por este motivo, a tática publicitária de gerar leads contraria a ideia comum do marketing na qual é a empresa quem procura os consumidores (prospects). O lead é alguém que, de uma forma ou de outra, já se aproximou da empresa ou de assuntos ligados a ela.

Um exemplo de captação de lead é quando uma pessoa tenta interagir com algum produto ou conteúdo de sua empresa. E para progredir no que quer, ou para solicitar alguma solução, esta pessoa fornece alguns de seus dados para a empresa em questão.

A partir do momento que esta pessoa demonstrou interesse por um produto ou serviço da empresa e cadastrou seus dados os fornecendo a esta mesma empresa, ela passa de uma potencial consumidora simples, tornando-se um lead.

A importância de gerar leads para alavancar um negócio na internet

Captar, administrar e gerar leads são atividades de extrema importância para qualquer empresa que quiser estabelecer-se no mundo do marketing digital. São clientes que não precisam ser filtrados pois já demonstraram interesse. São a base que deve ser nutrida.

Aqui demonstramos alguns tópicos que são essenciais para o engajamento virtual de uma empresa, e que só são possíveis através da geração de leads:

1 – Criação de um mailing: a partir do momento em que há o cadastro de um lead, seus dados podem entrar para uma lista de mailing com a qual uma equipe de vendas pode trabalhar disparando anúncios promocionais, novos produtos, etc.

2 – Construção de uma base de assinantes de newsletter: uma tática semelhante ao mailing, mas que envolve a prática específica de criar um boletim informativo que visa tratar de um mesmo assunto com uma periodicidade regular, mantendo a atenção da clientela.

3 – Encaminhamento de informações por múltiplas vias: assim como o mailing e o newsletter, ao gerar leads e coletar seus dados, uma empresa ganha a capacidade de atingi-los por diferentes meios, até mesmo mensagens SMS e contatos através de redes sociais.

O Instagram é um excelente canal para manter contato com esse público. Quer saber um pouco mais? Acesse esse artigo sobre o engajamento no Instagram clicando aqui

Quais são os recursos disponíveis para gerar leads?

São muitos os recursos para se gerar leads, um conjunto de práticas e ferramentas que pode ajudar qualquer empresa nessa tarefa. Alguns deles estão demonstrados nos tópicos seguintes.

1 – Blog da empresa

Uma ótima forma de gerar leads é a criação de um blog com informações interessantes sobre o segmento da empresa, que seja constantemente atualizado com novas postagens.

Pessoas interessadas nos produtos são atraídas pelo conteúdo desta plataforma e, interagindo com o site, eventualmente cadastram-se para obter maiores informações, e assim se tornam novos leads.

2 – SEO

SEO (search engine optimization, ou otimização do mecanismo de busca) é uma técnica que procura privilegiar a posição do site de uma empresa em um mecanismo de busca, como o Google, facilitando a atração de clientes, que eventualmente se tornam novos leads.

3 – A busca por quem faz perguntas

Na internet existem diversos meios acessados pelas pessoas para buscarem das comunidades respostas para suas dúvidas. São os casos de espaços como fóruns, grupos de Facebook, ou o próprio Twitter, verdadeiras minas de ouro para empresas que buscam gerar leads.

Encontrar essas pessoas fazendo perguntas relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece é um canal para interagir com elas, responder suas dúvidas, e encaminhá-las a tornarem-se novos leads.

A importância de contar com uma agência que ajude a gerar leads

O trabalho para gerar leads qualificados requer acompanhamento constante para que traga os resultados esperados. Planejar cada etapa, acompanhar as métricas, efetivar as ações e gerar engajamento, requer tempo e conhecimento especializado. É nesse cenário que contar com o auxílio de uma agência se tornar um benefício.

Uma agência especializada em Marketing Digital como a EFICINCO é uma excelente alternativa para quem buscar por estratégias assertivas e eficazes. O conhecimento, a qualificação de sua equipe de profissionais, o compromisso com o cliente e a transparência em todas as etapas de execução de um plano estratégico é o que garante para as empresas atendidas uma excelente presença digital na web.