A identidade visual de uma empresa consiste em um símbolo estrategicamente construído para representar um produto, um serviço ou a própria empresa, por isso ela é tão importante, já que traz na visualidade todo o conceito de um negócio.

Mas não adianta possuir uma identidade visual alinhada com os ideais da empresa se ela não vier acompanhada de um manual de identidade visual - um documento essencial que dita todas as diretrizes e possibilidades de se trabalhar com a marca.

O manual de identidade visual e a sua importância para um negócio

Durante a construção da identidade visual é preciso ter em mente que o que é criado deve ser impactante e diferenciado dos demais.

Além disso, também é necessário que a marca seja desenvolvida a partir de recomendações e normas visuais que são essenciais para a sua utilização e muito conhecidas pelos designers gráficos.

A partir desse conteúdo, é possível construir um manual de identidade visual completo e útil para os mais diferentes segmentos de uma empresa, afinal, é preciso que todos estejam muito alinhados, certo?

E que tipo de informações, exatamente, possui o manual de identidade visual? Vejamos alguns pontos:

  • o manual deve abranger todos os itens visuais da marca: logo, cores, frases e slogans, decorações e grafismos, tipografias e as suas mais diferentes aplicações (positivo, negativo, escala de cinza, marca d’água e outras);
  • normas e protótipos para as apresentações institucionais;
  • peças de comunicação empresarial e corporativa – impressas e digitais;
  • histórico detalhado da empresa e como as mudanças ao longo do tempo contribuíram ou não para a modificação da marca;
  • além do histórico, o manual também deve disponibilizar todos os conceitos de criação e as explicações referentes às cores, formatos e escolhas mais técnicas utilizadas;
  • estabelecimento de dimensões mínimas para a reprodução da identidade visual de forma totalmente fiel e os seus diversos meios de reprodução gráfica (tipos de impressão);
  • inúmeros exemplos de aplicações e situações da marca que devem ser evitadas (cores, tamanhos, fundos e outros);
  • posicionamento da marca e o público-alvo e
  • todo o tipo de informação que se refira a construção, aplicação e modificação da identidade visual de uma empresa.

Criatividade e alinhamento: as ferramentas essenciais para o marketing de uma empresa

A área de marketing é uma das mais importantes dentro de qualquer negócio, pois ela é responsável pela elaboração de estratégias de vendas, o gerenciamento da comunicação interna/externa e a criação de canais que garantam a boa reputação da empresa.

Por estar à frente dessa série de serviços de base, é importante que o marketing obtenha informações precisas e atualizadas sobre a empresa em que atua, dessa maneira, documentos relevantes como o manual de identidade visual atuam como aliados indispensáveis.

Com um conhecimento concreto sobre tópicos, como o público, o histórico, as metas e o posicionamento de mercado, é possível criar uma série de ações para alavancar ou até mesmo modificar alguns pontos que não estejam totalmente de acordo com os valores de cada negócio.

Serviços de design e comunicação para as empresas

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